segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio de Janeiro em busca da Liberdade



 
noticias.uol.com.br


O Brasil está vivendo nos últimos dias aquilo que há muito se esperava por parte das autoridades. Uma atuação enérgica contra o tráfico, porém com segurança aos moradores de comunidades do Rio de Janeiro. Os comandos ali reunidos colocaram em prática parte de seus conhecimentos para brindar o país com a renovação a um povo submetido, até então, as truculências de traficantes que pareciam não terem a quem se curvar. O que estamos presenciando é uma operação de guerra entre militares e traficantes, com larga vantagem aos que foram instituídos de poder e força para garantir a paz e a normalidade a todos. Parte a comunidade está plenamente satisfeita com os resultados. O balanço é o mais otimista possível o que dá para constatar nas declarações da maioria dos moradores do Rio. 

 
noticias.bol.uol.com.br

Em uma rápida passada pela FAC, numa conversa com Camila Novello, foi possível compreender um pouco mais a respeito de opiniões sobre o assunto do momento: A operação no Rio de Janeiro, veja mais no link www.yotube.com.br


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Poema


mulheres
"São inumeras
as lindas fases
de uma mulher.
infinitas situações
que a envolvem
sem permissão,
sem querer
constranger,
...constrangendo.”

José Berton
Jornalista

Azulzinhos, trânsito e consequências

Azulzinhos, Trânsito e Consequências
Sinceramente?! Eu não gostaria de estar na pele de um fiscal de trânsito por uma hora sequer! Sei da relevância desta função. Também estou ciente do quanto nós, enquanto cidadãos necessitamos destes bravos que ostentam com orgulho o uniforme que os destaca entre veículos e transeuntes. E, neste cenário evolutivo do dia a dia, testemunhamos que além do esforço físico que subtrai boa parte da energia destes profissionais em meio a pessoas, automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, cães, eqüinos, respirando a queima incontrolável de combustíveis junto a poeira, eles também necessitam de um controle emocional de dar inveja! E é exatamente neste ponto em que prefiro a distância. Não deles! Mas da empáfia de condutores mal educados. Estar bem longe da arrogância que destrói qualquer conceito de valores. Quando ao conduzir um veículo de valor elevado, levianamente, pensa ser mais do que os outros. É destes que prefiro manter distância. Assim como dos que dirigem seus carros com o “bracinho para fora” parecendo uns verdadeiros... (deixa prá lá). Dos que teimam em falar no celular decretando o caos se ele estiver na sua frente. Pobre de quem estiver atrás, ele não sai do lugar, e a gente por cima não pode passar. É com esses “tipos” que nossos bravos fiscais do trânsito- Os Azulzinhos- têm de conviver diariamente. É com “tipo” como este, que se acha, que nós, cidadãos de bem batemos de frente quando solicitamos passagem e não somos atendidos. Quando garagens da Brasil no Boqueirão enfileiram seus carros avançando sem respeitar os cinco metros nas esquinas, fazendo com que motoristas que precisam atravessar a Avenida fiquem sem visão! Quando estacionam em fila dupla em qualquer lugar. Ao pararem em cima da faixa para pedestre!   Até mesmo na saída do colégio onde deveriam dar o exemplo, são os piores modelos para seus próprios filhos! E pobre do guarda de trânsito se tentar aplicar a lei. Que lei? Incluem-se igualmente nesta faixa de folgados, os carros fortes; algumas vans de transporte escolar; alguns taxistas que simplesmente param em fila dupla e ainda abrem suas portas e porta malas, atravancando tudo. Os coletivos urbanos que ao invés de pararem um pouco antes preferem invadir um espaço que irá segurar todo o fluxo de veículos como se nada tivesse importância alguma! (esquina da Brasil com General Neto, por exemplo) Está mais do que na hora de moralizar tudo isto, afinal só tecnologia de nada adianta se a cultura não sofrer uma metamorfose urgente, nem que para isso seja preciso doer no bolso destes maus cidadãos se é que dá para chamar de cidadão aquele que coloca-nos em risco diariamente!Contudo, parabéns mais uma vez aos Fiscais do trânsito ainda que sem respaldo algum para fazer valer a tal da constituição.
                 José R. Berton
                  Jornalista

sábado, 20 de novembro de 2010

Poema


Reflexões

Recorro ao acaso.
como... quem
busca suprir
lacunas existênciais,
às quais remetem a introspecção
e a uma teia de prováveis
e improváveis possibilidades.
recorro, pois, sobretudo a equivocos,
que, outrora permitiram erros
endossando-os
em uma cadência
morbida,
credênciando-os
a uma estagnação
quase eterna!

Berton,José
Jornalista

Dilma Presidente


Dilma Presidente
Mais uma demonstração de superioridade é real e indiscutível no Brasil. Desta vez outra mulher chega para fazer história. Dentre as tantas que já passaram pelo crivo dos habitantes desta terra, uma Dama –eu não diria de ferro- mas de alma gaúcha com o umbigo enterrado em Minas, Dilma Rousseff, abraça o poder e já é razão mais que suficiente para fazer calar infelizes incrédulos que teimam em desacreditar do quanto pode uma mulher. Parabenizá-la é pouco! Assim como a heroína Anita Garibaldi no Rio Grande do sul teve de enfrentar as maiores adversidades para vencer uma batalha injusta e sangrenta. Dilma veste as armas de uma Democracia posta à prova para derrotar falsos democratas que sobem e descem do muro a todo instante! Carreira estúpida que afronta interesse e enfraquece bases de um sistema arcaico que ainda esconde sobre o manto de hipócritas os abutres camaleões bandeando-se das trincheiras da derrota para as fileiras dos soberanos. Ser, ou estar Presidente neste país de oportunistas é ter de conviver com essa torpe de aproveitadores sem nenhum ideal que não seja o que lhe proporcione retorno. Espero sinceramente que a minha, a nossa Presidente Dilma Rousseff, saiba escolher os seus, e, mais do que tudo, ter deles o retorno com trabalho produtivo em prol de todos. Desejo ardentemente que ela tenha de seus seguidores os melhores exemplos de serviço prestado ao povo que a elegeu. Que não seja ela, uma líder dependente de um secretariado confuso a puxar para trás como é comum em Prefeituras, especialmente, aqui, no Norte do estado do Rio Grande do Sul, onde secretários são nomeados para fazer feio e constranger com suas atitudes truculentas e irresponsáveis!  Fazem, e nada lhes é cobrado, pela omissão, ou covardia de quem os colocou no posto que lhes foi confiado. Enquanto isso a comunidade espera pela substituição dos mesmos que continuam a ocupar a cadeira maculada por sua incompetência e pela incompetência de quem os nomeia. Se for do interesse deste ou daquele, pouco importa! Afinal o salário gordo de secretário é marca registrada que não permite o óbito deste vício intolerante das diferenças! E a democracia? É nossa e segundo a constituição está ai para ser cumprida. Que bom que soube escolher, o povo brasileiro, e colocou nas mãos de Dilma, uma oportunidade única para quem sabe com a sensibilidade feminina fazer com que diferenças salariais diminuam, valorizando o homem, tornando possível o provimento da família. Provimento este que não necessite de arranjos com CCs, ou agradinhos. Mas sim com salário!
                                                                                                                                       Berton, José Ramos
                                                                                                                                      Jornalista

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Containeres para lixo reciclável em Passo Fundo

Créditos : Glenda Mendes/ON
Nesta primeira semana de novembro, a prefeitura municipal de Passo Fundo recebeu e fez a entrega de containeres para distribuir em locais estratégicos junto à comunidade. Os equipamentos são de plástico resistente nas cores azul escuro, e laranja, sendo um para destinar o recolhimento do lixo orgânico e outro para o lixo reciclável. Os primeiros estão colocados nas vias de acesso ao centro da cidade. A Rua Uruguai é que recebeu o maior número até então. São planos da Administração concluir a distribuição de todos – o que deverá ser de setecentas unidades - o mais rápido possível. Espera-se com isso a adequação junto à comunidade proporcionando uma maior integração e obtendo os resultados que se espera dentro de um tempo hábil.

O secretário do meio ambiente Clóvis Alves aposta numa significativa e bem vinda melhoria em todos os aspectos que dizem respeito ao meio ambiente.